Conhecendo diferentes espaços da nossa cidade. DIREITO GARANTIDO


segunda-feira, 12 de setembro de 2016

                                               
  VIVÊNCIA: AREIA E PRAIA


A Proposta que orienta a Educação Infantil em Goiânia pondera que “ a ação pedagógica pode ser entendida como aquela que “consiste no resultado do planejamento consciente e intencional dos profissionais que atuam nessa modalidade. Seu objetivo é propiciar diferentes experiências estéticas, culturais e lúdicas às crianças, promovendo o seu desenvolvimento nas dimensões biológica, social e psicológica”. (GOIÂNIA, 2004, p.43). Foi nessa perspectiva que, nós professoras , Hilda e Thaismara elegemos em nossos planejamentos duas atividades conjuntas dentro das temáticas, “conhecendo os pontos turísticos de Rio de Janeiro e brincadeiras com água e terra”em desenvolvimento com as crianças dos nossos agrupamentos “CD” e “ EF1”. Para tanto tivemos as seguintes intencionalidades:
 Articular a cultura infantil e os conhecimentos científicos e não científicos por meio dos projetos de trabalho
 Favorecer a articulação da cultura infantil e os conhecimentos científicos e não científicos por meio do trabalho com as múltiplas linguagens (desenho, dramatização, linguagem oral, escrita, plástica, visual, movimentos corporais, jogos, brincadeiras) assegurando com que estes se constituam em momentos de produção de cultura pelas crianças. 
 Assegurar as interações infantis entre as diferentes idades 
 Atuar na zona de desenvolvimento proximal das crianças, sobretudo no campo da imaginação. 
ATIVIDADE 1 : Produção de areia artificial

No agrupamento com as duas turmas reunidas, apresentamos e realizamos a receita de areia artificial e possibilitamos as brincadeiras.
Utilizamos os moldes da massinha de modelar para cada criança fazer suas vivencias e ao final recolhemos e acondicionada em potes fechados para a proposta do dia seguinte, brincadeira de praia.
ATIVIDADE 2 : Construção de uma praia artificial e uma manha de vivências. 
No agrupamento da turma “EF1” com as crianças devidamente vestidas e com seus brinquedos de areia para a praia, apresentamos a elas a s conchas que de fato foram recolhidas de algumas praia se fizemos os combinados para assegurar que todas as crianças fizessem suas vivencias e usufruíssem do estava preparado para ela s como elemento surpresa.
Os rostos das crianças expressam o quanto essa atividade foi significativa para elas. E para nós fica a certeza da construção coletiva de um currículo que parta do interesse das crianças e da importância de clareza de nossas intencionalidades em nosso fazer pedagógico.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário