Conhecendo diferentes espaços da nossa cidade. DIREITO GARANTIDO


sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Vamos fazer piquenique e brincar na pista de skate do Parque da Lagoa?

No atual contexto, a Educação Infantil tem o papel de proporcionar o desenvolvimento integral das crianças e a função de: educar e cuidar das mesmas, complementando ação da família, que por sua vez também compartilham a responsabilidade quanto a efetivação de um currículo que atenda as especificidades da criança e que primem pela a ampliação e diversificação de conhecimentos nesta etapa da educação básica. A par dessa compreensão o CMEI 13 de Maio vem buscando assegurar no seu cotidiano a articulação entre família e instituição com vista a garantir os fins do processo educativos das crianças.


É importe que a instituição se organize de modo a estabelecer parceria com a família, pois esta relação, instituição-família, favorece o desenvolvimento da criança e proporciona confiança no trabalho proposto. Nesse sentido a instituição deve estreitar essa relação, para que juntas desenvolvam ações compartilhadas. (GOIÂNIA, p.72, 2014)




Trazemos como destaque os eixos que contemplam alguns direitos da criança, quanto a valorização da sua cultura, no que diz respeito: ao contato com a natureza; à brincadeira; ao movimento em espaços amplos; a proteção, ao afeto e a amizade; à atenção individual; a um ambiente aconchegante, seguro; a desenvolver sua curiosidade, imaginação e capacidade de expressão. A sustentabilidade em  suas dimensões : a contemplação da natureza , a integração entre  as diferentes idades  e o cuidado. O bem viver!!!

CONTEMPLAR PARA CONHECER  E SE RECONHECER COMO PARTE!









COMER JUNTOS PARA CONFRATERNIZAR




BRINCAR, BRINCAR, BRINCAR JUNTOS PARA SELAR AS AMIZADES!!!!!












As inventividades vividas nesta manhã são abordados nas DCNEI (2009), em seu artigo 9º, quando afirmam que as instituições, por meio de brincadeiras e interações, devem garantir experiências que: promovam o desenvolvimento da autonomia das crianças por meio de ações que envolvam o cuidado pessoal, a auto-organização, a saúde e o bem-estar (inciso VI); o incentivo a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza (inciso VIII); a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais.

Dessa forma, é imprescindível retirar as crianças das salas e conquistar outros espaços que existem além dos muros da instituição, considerando que parques, praças, terrenos baldios, lagos, áreas de preservação, etc. também são propícios à aprendizagem. Este trabalho implica em ações pedagógicas que assumam a educação como emancipadora, que tem intencionalidade política, transformadora, que recusa às práticas de consumismo e o desperdício dos recursos naturais, renováveis e não renováveis.(GOIÂNIA,2014 p. 79)

E assegurar tudo isso as crianças cabe a nós profissionais ea vocês famílias por meio de uma relação de corresponsabilidade e respeito.
                                                                                                                                                              Hilda Maria de Alvarenga
REFERÊNCIAS
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Conselho Nacional de Educação/ CNE, Câmara da Educação Básica/CEB Parecer CNE/CEB n. 022.17/12/09.

GOIÂNIA. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Infâncias e Crianças em Cena: por uma Política de Educação Infantil para o Município de Goiânia. Goiânia, 2013.

_____. CASA NOVA, Letícia. A trajetória da relação entre Pais e Educação Infantil:o que as Pesquisas nos Revelam. In: Anais XV Endipe: Convergências e Tensões no Campo da Formação e do Trabalho Docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte MG, 2010. pp.1-19 (publicação eletrônica).

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