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terça-feira, 13 de setembro de 2016

Encantados pela Fogueira


 Tendo em vista o que esta preconizado na Proposta  que orienta a Educação infantil de  Goiânia a qual defende um currículo que parta dos interesses e necessidades das crianças em relação aos conhecimentos e práticas construídas historicamente pela humanidade num reiterado movimento de construção com e para as crianças, trouxemos o evento fogueira para  uma sequência de atividades significativas do nosso planejamento do mês de junho, nos agrupamentos EI-CD, EI-E e EI-EF1. Este trabalho perpassou diversos objetivos dentre eles, significar e fazer a articulação das duas dimensões: a tradição e o novo. Pois, segundo Barbosa e Horn (2008, p. 36-37) reafirmam esta concepção ao pontuarem que “construir um currículo a partir de pistas do cotidiano e de uma visão articulada de conhecimento e sociedade é fundamental. O currículo não pode ser definido previamente, precisando emergir e ser elaborado em ação, na relação entre o novo e a tradição.” Assim consideramos uma das cantigas cantadas por um das crianças. Pula fogueira Iaiá ...




Essa foi apenas um das atividades de anúncio dos perigos e processos de acendimento de uma fogueira de verdade! Para a realização da fogueira  foram diversas etapas, que compreenderam desde a origem do fogo as diferentes funções deste na historia das pessoas.

Recolhendo a lenha 



Separando a lenha 




Combinados sobre como acender a fogueira






Fogo aceso – hora de proteger  a natureza e a todos nós!




Fogueira fortalecida – corações aquecidos – é tempo de ciranda! 




Na tradição da fogueira as brasas ainda são elementos de maior união em torno da fogueira. É hora de conversar e assar algo para selar o momento comendo juntos.

 Vamos assar o milho de nossa roça?



E como a festa realizada em volta da fogueira tem sua origem no agradecimento pelas fartas colheitas, prolongamos nossas vivências assando e saboreando este alimento “energia vital”, para alguns povos indígenas Mexicanos, acolhendo a sugestão de uma das crianças na ocasião da colheita do milho que plantamos no CMEI. Além disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas ao seu redor. 
  Dessa maneira certificamos de que o currículo de fato não pode ser definido previamente, precisando emergir e ser elaborado em ação, na relação entre o novo e a tradição. E nesse sentido um dos eixos estruturantes da Proposta da Educação as brincadeiras nos oferece elementos fundamentais para ampliar, diversificar e complexificar os conhecimentos das crianças.

Professora Hilda Maria de Alvarenga






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