Conhecendo diferentes espaços da nossa cidade. DIREITO GARANTIDO


sábado, 12 de janeiro de 2013

VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS OPORTUNIZADAS NOS AGRUPAMENTOS


AGRUPAMENTO EI– BC - PROFESSORAS CELMA DE SOUSA, JACQUELINE MARIA E CHIRLEY 

             Ao agrupamento BC foram oportunizadas uma diversidade de vivências no decorrer do ano. Destacamos o Projeto de Trabalho “Barulhos da Cozinha”. Segundo a Professora Celma este possibilitou o trabalho com a linguagem das brincadeiras de faz-de-conta, as interações,  socializações e vivências significativas a partir da exploração de diferentes materiais encontrados na cozinha.
          “Nada é mais importante do que preservar as brincadeiras tradicionais que fazem parte do patrimônio imaterial da humanidade do que brincar, socializando as experiências”,  afirma a Professora Celma ao justificar às profissionais da instituição sob sua coordenação pedagógica, o recorte feito este ano no Projeto Institucional “Somos Diferentes, Mas não Desiguais!” que trabalhou com os povos da região Centro-Oeste e suas brincadeiras.
         A professora Jacqueline que trabalhou com a turminha no II Semestre , conta que trabalhou atividades diversificadas. Cita a  música e a literatura. Segundo ela, foi gratificante ver as crianças cantarolando e recontando histórias.

AGRUPAMENTO EI– DE -  PROFESSORAS ERLYENE, CRISTIANE, FABIANE,  ALESSANDRA E JOSIMARAH



A Professora Erlyene que chegou esse ano à instituição diz que foram muitas as aprendizagens e conquistas alcançadas por ela e pelas crianças. Dentre elas, destacou o trabalho com o Corpo que propiciou muitas aprendizagens e a chegada da boneca Lili, que fez passeios às casas das crianças. Outro projeto foi sobre as “minhocas” onde conheceram mais sobre este animal invertebrado, construíram um terrário, assistiram a documentários e receberam, no agrupamento, a visita de uma bióloga. O trabalho com os “Contos de Fadas” também foi fantástico. As crianças ouviram várias histórias e escolheram suas preferidas para representarem em pedaços de tecidos que se juntaram compondo um tapete mágico. Este se tornou meio de transporte para viagens à outras histórias. Esse é um pequeno recorte dos trabalhos desenvolvidos no período matutino. Realizaram também o trabalho com a horta, que nem dá para contar! A professora Erlyene convida aos interessados a descobrirem tim-tim-por –tim-tim do que aconteceu a conhecer os relatórios mensais da turma, segundo ela, verdadeiros trabalhos monográficos. Estes encontram –se disponíveis na instituição para eventuais socializações.

A professora do vespertino Cristiane, trabalhou com a turminha apenas no I Semestre e depois entrou de licença para receber e ficar com sua filhinha Débora. Mesmo em um só semestre, aprontou muito! As crianças se embrenharam pelo mundo dos super-heróis, descobrindo seus poderes e pontos fracos. Conhecerem alguns cantores de diferentes estilos musicais, dentre eles, a turminha gostou de cantar músicas do grupo Skank e de Elvis Presley. Aprenderam também a cantar a música “A Banda”, de Chico Buarque. 


No II Semestre, a Professora Fabiane chegou para acompanhar a turma, em sua primeira experiência com a Educação Infantil, sob a orientação da coordenação e direção ela continuou propiciando ricos momentos a turminha. Desenvolveu uma rica experiência com brinquedos tradicionais, alguns esquecidos e outros desconhecidos das crianças. E a partir da temática do Projeto Institucional propiciou reflexões profundas sobre o reconhecimento e a valorização de nossas diferenças, com vistas ao combate do racismo, em preparação para a Caminhada Pela Paz e Contra o Racismo. As profissionais dão as boas vindas a Rede Municipal de Educação a Professora Fabiane, ela passou no concurso e foi convocada no início de dezembro.

AGRUPAMENTO EI-F - PROFESSORAS LARISSA, THAISMARA, LILLYAN E ADEMILDE


No período matutino, coordenada pela Professora Larissa, essa turminha vivenciou muitas experiências. Começou pelas cantigas de roda e brincadeiras populares. Descobrindo sobre a importância de uma alimentação saudável e a função dos dentes. Puderam descobrir por meio da constatação de suas hipóteses “Como chegar ao Japão”. Se encantaram pelas brincadeiras propiciadas por meio das Músicas da Trupe Palavra Cantada e conheceram um pouquinho da cultura do Mato Grosso do Sul. Segundo a professora Larissa, foram tantas as descobertas que fica difícil descrevê-las.


A professora Lillyan, conta que seu ingresso na Turma F propiciou às crianças momentos de brincadeiras, aprendizados, descobertas, reflexões e de encantamentos. Ela afirma que por ser um “mundo” novo para ela, também participou e descobriu em todos os momentos que viveu junto as crianças.


               HORÁRIO INTERMEDIÁRIO (11:20min às 13h)

As professoras Thaismara Coelho e Ademilde continuaram desenvolvendo atividades com as crianças no horário intermediário. No II Semestre, esse horário foi dedicado aos ensaios para a apresentação cultural “Brincando com Maria Grampinho”. Segundo a Professora Thaismara, este trabalho oportunizou que as crianças conhecessem parlendas, quadrinhas e trovinhas,  além de brincadeira tradicionais e suas regras como Boca de Forno, Corre Cutia e Balança Caixão. Com a linguagem do teatro  as crianças aprenderam a trabalhar na educação de suas emoções, gestos, falas além de compreender as suas diversas possibilidades de encenação.











  

Nenhum comentário:

Postar um comentário