Conhecendo diferentes espaços da nossa cidade. DIREITO GARANTIDO


sábado, 12 de janeiro de 2013

III CAMINHADA PELA PAZ E CONTRA O RACISMO


No dia 20 de novembro de 2012, realizou-se no CMEI 13 de Maio a “III Caminhada Pela Paz e Contra o Racismo”. Dia dedicado as discussões referentes à igualdade de direitos a todos, em especial, os afrodescendentes, Dia da Consciência Negra. Dia de lembrar Zumbi, o líder negro, símbolo da resistência à escravidão.
A caminhada e manifesto, ocorreu pelo terceiro ano consecutivo, é uma ação prevista no Projeto institucional “Somos Diferentes, mas não desiguais!”. Este vem sendo desenvolvido na instituição desde 2008 e tem como desafio despertar em nossas crianças e famílias o valor de suas etnias, valorizando a diversidade etnicorracial e cultural, bem como sensibilizar as pessoas, possibilitar a consciência coletiva para uma cultura de paz, de respeito as diferenças e de valorização da vida.
Acreditamos na importância da implementação destas ações educativas reconhecendo o papel da instituição de Educação Infantil enquanto espaço possibilitador do que o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicos Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, (junho,2009,) determina: Os espaços coletivos educacionais, nos primeiros anos de vida, são espaços privilegiados para promover a eliminação de qualquer forma de preconceito, racismo e discriminação...
O evento teve início às 8h da manhã com o café da manhã. Contamos com a presença das crianças e educadoras do CEI Serafim Rodrigues de Moraes Filho, representantes da EPAZ da SME, servidores da AMMA e Agentes do Programa Escola Sem Drogas da Polícia Civil.
Saímos em caminhada às 8:30 min até a Praça da Feira do Goiânia Viva ao lado do Terminal de ônibus, com faixas e informativos elaborados pelas crianças, acompanhados de um carro de som, viabilizado pelo SINTEGO, que nos acompanha neste projeto desde o início e por agentes da AMT que garantiram a segurança durante todo o percurso.
Para o manifesto encontramos na praça com outras instituições que abraçarem o nosso projeto: CMEI Goiânia Viva, Escola Municipal Dom Fernando e um grupo do Projeto Arte Educação do Núcleo Goiânia Viva. Foram momentos de extrema emoção, onde as crianças, adolescentes, e profissionais da educação socializaram uns com os outros como vem construindo a paz e a eliminação de preconceitos e racismo em nos espaços que convivem. Por meio de apresentações de músicas, roda de capoeira e percussão. 
A ação cumpriu com seus objetivos, levando uma mensagem de paz e respeito às diferenças, contando com uma adesão maior da comunidade e com apoio da SME que viabilizou a tenda, água e banheiros para que o evento ocorresse com tranquilidade.
Romilda Cândido de Araújo Mendes
                                                                                                                                                                                                          DIRIGENTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário