Conhecendo diferentes espaços da nossa cidade. DIREITO GARANTIDO


quarta-feira, 2 de novembro de 2011

No Super Fantástico Mundo da Imaginação Nós Aprendemos


Ao realizar esta apresentação tivemos como objetivo apresentar à comunidade onde o CMEI está inserido o  trabalho desenvolvido com as crianças durante o primeiro semestre de 2011. É com alegria que aproveitamos a oportunidade de socializar nossa proposta de Educação Infantil em outros espaços, acreditando que esta proposta é sustentada pelos princípios básicos orientados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009). Trabalhamos com atividades significativas como metodologia, com vistas a ampliar e valorizar os conhecimentos das crianças. Estas foram seguidas de ações referentes ao Projeto Institucional “Somos Diferentes, Mas não Desiguais!”, sendo um dos objetivos deste valorizar a diversidade étnica e respeitar as diferenças.  Foram também desenvolvidos projetos de trabalho. A imaginação é peculiar às crianças e foi estimulada no decorrer do semestre se constituindo em passaporte para o trabalho com as diferentes linguagens: a música, a dança, a literatura, a arte plástica, o teatro, a escrita , a matemática, as ciências naturais, a geografia, a história...  Foram também vivenciadas situações que possibilitaram atitudes de respeito ao próximo, suas diferenças e valorização da cultura. A apresentação cultural “No Super Fantástico Mundo da Imaginação Nós Aprendemos” traz um recorte do trabalho desenvolvido onde cada agrupamento apresenta parte do que foi significativo para a turminha.






O Agrupamento “AB (6 meses a 1 ano 11 meses) dá os primeiros passos para formar uma Bandinha, produzindo sons, com o batuque da percussão, embalados pela música “A Bandinha”, numa releitura da turminha da Tia Adriana.

O Agrupamento “CD”(2 anos 3 anos e 11 meses) apresenta a lenda do Maculelê como herança da cultura afrodescendente, parte de uma hístória de luta e resistência.

O Agrupamento “EF” (4 anos a 5 anos e 11 meses) tira da música “Super Fantástico” do Balão Mágico histórias, viagens e até o “Ipê Amarelo” do Mestre Arnaldo e Grupo Batixó e o Hino Nacional. 

Este ano na Mostra Pedagógica da SME, as crianças apresentarão mais uma vez e faremos a exposição no stand do trabalho por meio dos relatos semestrais, das atividades das crianças e dos projetos institucionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário