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domingo, 5 de abril de 2015

Importância do Registro...

Texto retirado do endereço eletrônico: http://revistaescola.abril.com.br/
4. As crianças também produzem seus registros
Alunos da professora Edneia Burger, na Creche Professora Marina Gonçalves Ulbrich. Crédito: Marcos Rosa
Aluna da Creche Professora Marina Gonçalves Ulbrich



As crianças devem participar desde o início do processo de elaboração e de construção do portfólio para que o registro faça sentido para elas. É importante compartilhar com o grupo a proposta, apresentando o suporte que será utilizado - pasta, caixa com fichas ou um formato criado pela escola etc. - e explicando que ali serão registradas as aprendizagens de cada um ao longo de um determinado tempo. 


As crianças, ao se familiarizar com este instrumento, poderão participar de forma cada vez mais ativa. Elas podem dar sugestões sobre os materiais a serem incluídos, selecionar produções significativas para elas ou colaborar na montagem do registro.



Partimos do princípio de que a avaliação na Educação Infantil é um processo que envolve a observação sistemática das crianças durante as mais variadas atividades da rotina escolar, em circunstâncias que sejam representativas de seu comportamento ao longo do tempo. Portanto, o registro dessas observações feitas pelo professor deve seguir o mesmo esquema: ser regular, processual e contemplar diferentes propostas e situações.



É importante que a escrita do professor se baseie em atividades reais e não em situações artificiais criadas com o intuito de serem objetos de avaliação. Desta forma, será possível comunicar o processo de aprendizagem baseado em atividades realmente significativas.

Um comentário:

  1. É esse registro também propicia as crianças em querer mais se construído junto às crianças e elas acabam ajudando de forma a ampliar os próximos registros.

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