Vamos fazer piquenique e brincar na
pista de skate do Parque da Lagoa?
No
atual contexto, a Educação Infantil tem o papel de proporcionar o
desenvolvimento integral das crianças e a função de: educar e cuidar das
mesmas, complementando ação da família, que por sua vez também compartilham a
responsabilidade quanto a efetivação de um currículo que atenda as
especificidades da criança e que primem pela a ampliação e diversificação de conhecimentos
nesta etapa da educação básica. A par dessa compreensão o CMEI 13 de Maio vem
buscando assegurar no seu cotidiano a articulação entre família e instituição
com vista a garantir os fins do processo educativos das crianças.
É importe que a instituição se organize de modo a estabelecer parceria
com a família, pois esta relação, instituição-família, favorece o
desenvolvimento da criança e proporciona confiança no trabalho proposto. Nesse
sentido a instituição deve estreitar essa relação, para que juntas desenvolvam
ações compartilhadas. (GOIÂNIA, p.72, 2014)
Trazemos
como destaque os eixos que contemplam alguns direitos da criança, quanto a
valorização da sua cultura, no que diz respeito: ao contato com a natureza; à
brincadeira; ao movimento em espaços amplos; a proteção, ao afeto e a amizade;
à atenção individual; a um ambiente aconchegante, seguro; a desenvolver sua
curiosidade, imaginação e capacidade de expressão. A sustentabilidade em suas dimensões : a contemplação da natureza ,
a integração entre as diferentes
idades e o cuidado. O bem viver!!!
CONTEMPLAR PARA CONHECER
E SE RECONHECER COMO PARTE!
COMER
JUNTOS PARA CONFRATERNIZAR
BRINCAR, BRINCAR, BRINCAR JUNTOS
PARA SELAR AS AMIZADES!!!!!
As
inventividades vividas nesta manhã são abordados nas DCNEI (2009), em seu
artigo 9º, quando afirmam que as instituições, por meio de brincadeiras e
interações, devem garantir experiências que: promovam o desenvolvimento da
autonomia das crianças por meio de ações que envolvam o cuidado pessoal, a
auto-organização, a saúde e o bem-estar (inciso VI); o incentivo a curiosidade,
a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento
das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza (inciso
VIII); a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade
e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos
recursos naturais.
Dessa forma, é imprescindível retirar as crianças das salas e conquistar
outros espaços que existem além dos muros da instituição, considerando que
parques, praças, terrenos baldios, lagos, áreas de preservação, etc. também são
propícios à aprendizagem. Este trabalho implica em ações pedagógicas que
assumam a educação como emancipadora, que tem intencionalidade política,
transformadora, que recusa às práticas de consumismo e o desperdício dos
recursos naturais, renováveis e não renováveis.(GOIÂNIA,2014
p. 79)
E
assegurar tudo isso as crianças cabe a nós profissionais ea vocês famílias por
meio de uma relação de corresponsabilidade e respeito.
Hilda
Maria de Alvarenga
REFERÊNCIAS
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação Infantil. Conselho Nacional de Educação/ CNE, Câmara da
Educação Básica/CEB Parecer CNE/CEB n. 022.17/12/09.
GOIÂNIA.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Infâncias
e Crianças em Cena: por uma Política de Educação Infantil para o Município
de Goiânia. Goiânia, 2013.
_____. CASA NOVA, Letícia. A trajetória da
relação entre Pais e Educação Infantil:o que as Pesquisas nos Revelam. In:
Anais XV Endipe: Convergências e Tensões no Campo da Formação e do Trabalho
Docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte MG, 2010.
pp.1-19 (publicação eletrônica).
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