Encantados pela
Fogueira
Tendo em vista o que esta preconizado na Proposta
que orienta a Educação infantil de Goiânia a qual defende um currículo que parta
dos interesses e necessidades das crianças em relação aos conhecimentos e
práticas construídas historicamente pela humanidade num reiterado movimento de
construção com e para as crianças, trouxemos o evento fogueira para uma sequência de atividades significativas do
nosso planejamento do mês de junho, nos agrupamentos EI-CD, EI-E e EI-EF1. Este trabalho perpassou diversos objetivos
dentre eles, significar e fazer a articulação das duas dimensões: a tradição e
o novo. Pois, segundo Barbosa e Horn (2008, p. 36-37) reafirmam esta concepção
ao pontuarem que “construir um currículo a partir de pistas do cotidiano e de
uma visão articulada de conhecimento e sociedade é fundamental. O currículo não
pode ser definido previamente, precisando emergir e ser elaborado em ação, na
relação entre o novo e a tradição.” Assim consideramos uma das cantigas cantadas
por um das crianças. Pula fogueira Iaiá ...
Essa
foi apenas um das atividades de anúncio dos perigos e processos de acendimento
de uma fogueira de verdade! Para a
realização da fogueira foram diversas
etapas, que compreenderam desde a origem do fogo as diferentes funções deste na
historia das pessoas.
Recolhendo
a lenha
Separando
a lenha
Combinados
sobre como acender a fogueira
Fogo
aceso – hora de proteger a natureza e a
todos nós!
Fogueira
fortalecida – corações aquecidos – é tempo de ciranda!
Na
tradição da fogueira as brasas ainda são elementos de maior união em torno da
fogueira. É hora de conversar e assar algo para selar o momento comendo juntos.
Vamos assar o milho de nossa roça?
E como a festa realizada em volta da fogueira tem sua origem
no agradecimento pelas fartas colheitas, prolongamos nossas vivências assando e
saboreando este alimento “energia vital”, para alguns povos indígenas
Mexicanos, acolhendo a sugestão de uma das crianças na ocasião da colheita do
milho que plantamos no CMEI. Além
disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer e unir as
pessoas ao seu redor.
Dessa
maneira certificamos de que o currículo de fato não pode ser definido previamente,
precisando emergir e ser elaborado em ação, na relação entre o novo e a
tradição. E nesse sentido um dos eixos estruturantes da Proposta da Educação as
brincadeiras nos oferece elementos fundamentais para ampliar, diversificar e
complexificar os conhecimentos das crianças.
Professora Hilda Maria de Alvarenga
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