Conhecendo diferentes espaços da nossa cidade. DIREITO GARANTIDO


quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Conhecendo e Reconhecendo Texturas

Agrupamento EI-B Vespertino - Professora Alessandra Vieira Vardasca

"A Proposta de Educação Infantil da SME destaca que considerar a criança sujeito histórico cultural [...] exige pensar objetivos que contemplam também as dimensões de cuidado e outras formas de manifestação e inserção social próprias deste momento da vida... o que implica na [...] garantia dos direitos das crianças , ao bem-estar, a expressão, ao movimento, à segurança, à brincadeira, à natureza e também ao conhecimento produzido e a produzir" (p. 63-64)
Conhecendo e Reconhecendo Texturas
Por meio da literatura "BEBÊ DA CABEÇA AOS PÉS" propiciamos as crianças algumas vivências trabalhando texturas e os sentidos. As crianças começaram colorindo e o objetivo foi colorir, colorir o corpo, colorir o cartaz, colorir o amigo. Usaram o corpo para pintar e com muita tinta coloriram todo o agrupamento... depois teve muito mais... confiram nas fotos!
Professora Alessandra Vieira Vardasca












































segunda-feira, 19 de setembro de 2016

TRABALHO COM A “HIGIENE BUCAL” AGRUPAMENTO “C”  PROFESSORAS: MARTA, ALESSANDRA E MARY

        A partir da Obra “E O Dente Ainda Doía”, de Ana Terra, desenvolvemos no agrupamento “C” o trabalho com a “Higiene Bucal”, movimentamos a participação dos profissionais do “CMEI 13 De Maio” e famílias, promovendo uma parceria valiosa nesse processo. Instituição e  família são parceiras nessa etapa da infância. Sendo que as primeiras habilidades são apreendidas em casa, os pais são uma espécie de professores naturais, se assim podemos definir, legitimados pelo respeito dos filhos. Assim sendo, nós como “Instituição de Educação Infantil”, temos a obrigação de não só valorizar a parceria com os pais (os primeiros mestres), como buscá-la e incentivá-la como um procedimento dialógico da pedagogia.
        Desenvolvemos o trabalho de forma lúdica onde as próprias crianças sinalizaram o percurso das atividades, sendo: trabalho de integração no pátio envolvendo todos os agrupamentos, exposição dos amigos e inimigos do dente, a forma correta da escovação, rodinha de conversas no agrupamento, dramatizações e etc.. “a partir de certos hábitos e atitudes pode-se manter a saúde; que é importante cuidar do próprio corpo, pois isso implica no respeito a si próprio, ao outro, bem como valorizar-se como sujeito e respeitar as diferenças.”  (SME p.96)
        O nosso desafio foi implementar uma educação preventiva, atuando junto à comunidade e profissionais, promovendo orientações e informações essenciais para o desenvolvimento de hábitos saudáveis que previnem e evitam as doenças bucais, sendo a melhor forma de promover qualidade de vida e bem estar social.
Essa é uma proposta diária que continuará sendo desenvolvida junto às crianças e famílias. Acreditamos que as imagens aqui publicadas nos ajudam dizer muito mais do que esta sendo vivenciado por todos neste trabalho.

Professora Marta Firmina