As Diretrizes
Curriculares para a Educação Infantil (2009) estabelece que o processo de articulação
da Educação Infantil com Ensino Fundamental deve estar prevista na proposta
pedagógica. Esta diretriz prevê também
como deve ocorrer esse processo de transição:
Na transição para o Ensino
Fundamental a proposta pedagógica deve prever formas para garantir a
continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças,
respeitando as especificidades etárias, sem antecipação de conteúdos que serão
trabalhados no Ensino Fundamental. (Art.11).
No dia 04 de dezembro de 2013 as crianças do Agrupamento EI-EF conheceram a Escola Municipal Lorena Parque. Visita esta prevista como ação dentro da proposta de articulação com o Ensino Fundamental. A professora do agrupamento conta como as crianças vivenciaram esse momento:
"Hoje fomos a Escola Municipal Lorena Park. Ao chegar Kauã disse que sua prima estudava lá e Eduardo disse “O Matheus que é meu amigo estuda aqui também!”
Fomos recepcionados pela coordenadora Ádria e a diretora. Fomos a sala da Turma A em que as crianças sentaram-se uma ao lado da outra e nessa turma estuda o Matheus e a Danielle que eram crianças do CMEI Treze de Maio. Ao nos ver as duas crianças recordaram dos momentos vividos no CMEI. Matheus disse “Eu gostava de ficar mais no CMEI do que aqui! Mas aqui é lógico que aprendemos a ler e escrever!”
Henrique perguntou “Vocês sabem ler” e uma das crianças respondeu que sim e que iriam ler um livro para nossas crianças. No momento da leitura do livro as crianças ficaram atentas e Henrique disse “Eles aprenderam mesmo ler!” Recebemos algodão doce das profissionais da escola e depois de realizar um passeio pela escola, as crianças brincaram no parquinho".
(Registro Diário Professora Larissa Nicolau – Agrup. EI-EF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário