Conhecendo diferentes espaços da nossa cidade. DIREITO GARANTIDO


terça-feira, 15 de março de 2016

APRENDENDO A GOSTAR DE HISTÓRIAS

Os pequerruchos do Berçário aprendendo a gostar de história!



O trabalho intencional dos profissionais da Educação Infantil deve possibilitar às
crianças aprendizagem e desenvolvimento da linguagem oral por meio de observação das
falas, de participação de situações práticas de fala como leitura, história, transmissão de
recados, diálogos, canto, brincadeiras com palavras, expressão de ideias, trava- línguas,
produções lúdicas de histórias com sequência direcionada pelas crianças, contação de
piadas, brincadeiras de adivinhas, brincadeiras com as rimas e outros elementos do texto
poético, recitação de parlendas, contação de casos, conto e reconto de histórias, lendas,
fábulas, brincadeiras utilizando microfones e telefones reais ou brinquedos, etc.
(Goiânia, Secretaria Municipal de Educação. Infâncias e Crianças em Cena: por uma Política de Educação Infantil para a Rede Municipal de Educação de Goiânia/ 2014; p.68)

III FESTA DO MILHO



Nossa III Festa do Milho aconteceu no último dia 12. Foi um delicioso encontro com nossas famílias e crianças. Saboreamos as gostosuras do milho: pamonha, canjica, curau, pipoca, milho cozido e bolo de fubá. Produções das crianças foram apresentadas, às famílias,  acerca dos conhecimentos construídos sobre esse tão rico alimento. Também teve apresentação cultural, onde as professoras Onay, Ana Paula, Regina  e Marta arrebentaram fazendo uma adaptação da literatura "A Galinha Ruiva" e os "Saltimbancos".  



"... o espaço da instituição deve se tornar um ambiente atrativo para a
família ter acesso às produções das crianças. Além disso, expor bilhetes, cartazes ou
recados sobre as investigações e as vivências que acontecem cotidianamente promovem
interações das crianças/adultos. Essas iniciativas informam às famílias sobre os projetos e
demais atividades trabalhadas pelas e com as crianças possibilitando o acompanhamento, a
contribuição, a partilha de experiências e de materiais. Ao perceberem que seus familiares
podem transitar pela instituição e que valorizam esse espaço, as crianças sentem-se mais
motivadas a permanecerem nesse ambiente (LUZ, 2010)".
















Nossa III Festa de Milho deixou um gostinho de "Quero Mais"!
Parabéns às famílias que fizeram conosco essa linda festa e a todo coletivo de profissionais!

PLANEJAMENTO MENSAL COLETIVO - MÊS DE MARÇO


Em 11 de março aconteceu o Planejamento Coletivo Mensal Pedagógico. Neste encontro o coletivo do CMEI 13 de Maio definiu o tema do Plano de Formação deste ano - Registros. Constituiu a Equipe que elaborará o Plano de Avaliação Institucional. E com muito zelo iniciou a reescrita da Proposta Pedagógica 2016.


Segundo Ostetto (2000), o planejamento é um instrumento que marca a
intencionalidade do processo educativo. Esta intencionalidade está presente nas escolhas
que fazemos, nos caminhos que traçamos. Um trabalho de qualidade na Educação Infantil
precisa levar em conta a intencionalidade na realização das propostas e, consequentemente,
a elaboração do planejamento se faz necessária. (Goiânia, Secretaria Municipal de Educação. Infâncias e Crianças em Cena: por uma Política de Educação Infantil para a Rede Municipal de Educação de Goiânia/ 2014; p.129)











O coletivo está de parabéns pelo envolvimento e comprometimento na reescrita da Proposta Pedagógica do CMEI 13 de Maio.

DIA "D" CONTRA A DENGUE

O ano começou muito animado no CMEI 13 de Maio.
Em 29 de fevereiro aconteceu o "Dia D - Todos juntos contra a DENGUE".
Em uma atividade integrada a Professora Regina por meio da dramatização, com o apoio do Auxiliar Rafael e da Professora Ana Paula incentivaram as crianças e profissionais a mostrar para o mosquito transmissor da dengue que juntos somos mais fortes e mais espertos do que ele.



























 As crianças deixaram a instituição no final da tarde dando aulas para seus familiares de como eliminar de uma vez por todas o mosquito transmissor da dengue. Se até as crianças já sabem, está passando da hora dos adultos aprenderem.