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domingo, 22 de março de 2015

AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: AMPLIANDO ESSE PERCURSO

Resumo

Este artigo apresenta a sistematização do Plano de Formação dos Profissionais realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil do município de Goiânia, no ano de 2013 tendo como temática: relatório individual da criança e o processo de aprendizagem e desenvolvimento. 
           
Palavras-chave: Avaliação da criança; processo de aprendizagem e desenvolvimento; Educação Infantil. Mais Informações...

Observação e autoanálise

Texto retirado da Revista Educação Infantil

O ato de refletir é fundamental à profissão docente, mas sua prática demanda estímulos e condições adequadas no ambiente de trabalho 
Ademilson de Souza Soares
O professor reflexivo é aquele que pensa, elabora e reflete sobre suas práticas.Essa condição é indispensável para o exercício da docência, segundo o educador português António Nóvoa. Porém, por mais que seja inerente e essencial à profissão, o ato de se observar e se autoanalisar não nasce espontaneamente. Ele precisa ser desenvolvido, o que torna importante identificar o contexto em que ocorre para, assim, ser estimulado.

Uma das formas de fazer isso é criar condições, regras e lógicas coletivas de trabalho que possibilitem a troca de vivências no cotidiano das escolas. Segundo o educador, a partilha de saberes e práticas gera um ambiente facilitador do cultivo de experiências reflexivas entre os professores. E a experiência de cada um, quando divulgada, analisada e sistematizada coletivamente, pode transformar-se em conhecimento O professor pode então organizar e reorganizar sua prática, transitando do conhecimento para situações cotidianas e do cotidiano para o conhecimento. Esse movimento, contudo, depende da existência de um ambiente social e comunitário favorável, calmo e tranquilo. Reflexão não rima com barulho, ruídos, cobranças e insinuações. A dignidade profissional do docente exige, ainda, boas condições materiais, salariais e formação adequada.

Artigo: Espaço de brincadeira

Texto retirado da Revista Educação Infantil no endereço eletrônico: 
http://www.revistaei.com.br/edicao/11/ambiente-escolar/espaco-de-brincadeira   
Criação e manutenção de cantinhos para brincadeiras e atividades lúdicas requerem atenção a alguns aspectos e a dedicação dos educadores para torná-los funcionais 
Patrícia Ribas

A presença dos cantinhos para a realização de brincadeiras e atividades está se tornando cada vez mais comum nas unidades de educação infantil. As primeiras versões do que mais tarde se configurou nesses espaços datam do século XIX. Foi o pedagogo alemão Friedrich Fröbel (1782-1852) quem primeiro rascunhou sua criação, ideia que foi trabalhada e aprofundada ao longo do século XX pela italiana Maria Montessori (1870-1952) e por outros pensadores até os dias atuais. Com sua importância reconhecida para o atendimento de crianças de 0 a 5 anos, profissionais da educação de todo o país não raro se deparam com a seguinte questão: como criar um cantinho? E mais: como torná-lo interessante para os pequenos? Mais Informações click aqui..