Conhecendo diferentes espaços da nossa cidade. DIREITO GARANTIDO


quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O REGISTRO DIÁRIO E O TRABALHO PEDAGÓGICO

Celma de Sousa Andrade Fonseca[1]

A prática de registro do trabalho docente implica em questionamentos que precisam ser discutidos no que se refere à relevância que este instrumento tem no desenvolvimento do trabalho pedagógico dos professores.
De acordo com Ostetto (2010) [2] o “registro escrito é o espaço pessoal do educador para marcar seus vividos. É tentar compreender o passado estabelecendo relações com a continuidade do trabalho, o que veio antes e o que virá depois”. Acredita-se que o exercício de escrita do registro diário pode contribuir para que os professores revejam sua trajetória entre o planejado e o vivenciado pelo grupo: crianças e educadores numa perspectiva de reflexão entre teoria e prática.
Compreender o registro como construção de história de um grupo e percebê-lo como elemento formativo das práticas contribui para a “[...] historicidade do processo de construção dos conhecimentos, porque ilumina a história vivida e auxilia a criação do novo a partir do velho” (WARSCHAUER, 1993, p. 63).
Coadunando com as ideias de Ostetto; Oliveira; Messina (2002, p. 19), entende-se o registro como “palavras que narram histórias, tecem memória. Palavras que geram reflexão, avaliação, apropriação do conhecimento, pensamento sistematizado”. Mais Informações...