Conhecendo diferentes espaços da nossa cidade. DIREITO GARANTIDO


segunda-feira, 25 de novembro de 2013

IV CAMINHADA PELA PAZ E CONTRA O RACISMO

Aconteceu na sexta-feira (22/11/13) nossa "IV Caminhada Pela Paz e Contra o Racismo". Na semana em que é comemorado o Dia da Consciência Negra realizamos esse ação pelo quarto ano consecutivo. Momento em que comunicamos as famílias, instituições parceiras e comunidade o trabalho realizado a partir das relações etnicorraciais. 
E mais uma vez, a caminhada e o manifesto foi um sucesso!

Como de costume começamos com um café da manhã, confraternizando com nossas crianças, famílias e convidados.







Depois do café iniciamos nossa caminhada.





Caminharam conosco: CEI Serafim, CMEI Monteiro Lobato, CMEI Recanto Infantil e uma representante da Associação de Idosos Vanguarda do Parque Industrial João Braz.

A "IV Caminhada Pela Paz e Contra o Racismo" foi animada pelo carro de som, disponibilizado pelo SINTEGO. Também fomos acompanhados pela Guarda Municipal.


Para o momento de Manifesto, na Praça da Feira do Residencial Goiânia Viva, juntaram-se a nós:
CMEI Goiânia Viva
Projeto Arte Educação e a
Escola Municipal Dom Fernando





Apresentação das nossas crianças "África" - Palavra Cantada


Crianças do CMEI Recanto Infantil, participaram conosco representando o EPAZ.


As crianças do CEI Serafim trouxeram o Maculelê.


A Paz foi cantada pelas crianças do CMEI Goiânia Viva


Meninas do Projeto Arte Educação, dançaram um conto goiano.


E arrebentaram na percussão.


Alunas da Escola Dom Fernando encerraram poetizando a cultura afrobrasileira.

A Equipe do CMEI 13 de Maio agradece as instituições parceiras que abrilhantaram o nosso evento.  Também esteve conosco a Daniela da Divisão de Educação Infantil, demonstrando o comprometimento desta divisão com o nosso trabalho.
A SME viabilizou a tenda para que o momento de Manifesto fosse confortável a todos.
Nossas crianças e jovens demonstraram que estão prontos para construírem um mundo melhor. Onde todas as pessoas serão respeitadas, as diferenças serão valorizadas e a paz seja permanente.


quarta-feira, 20 de novembro de 2013

ATIVIDADES NA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

FILME SEGUIDO DE DEBATE

"VISTA MINHA PELE"

A primeira ação da Semana da Consciência Negra, aconteceu na terça-feira (19/11) a partir do Projeto Institucional "Somos Diferentes, Mas não Desiguais" foi uma sessão de semana. 
"Vista Minha Pele", filme dirigido pelo cineasta Joel Zito Araújo e produzido por Casa de Criação/Ceert, 2004, São Paulo, foi escolhido para encaminhar as discussões a respeito das Relações Etnicorraciais. Crianças, famílias e profissionais foram convidadas a participarem e desta forma a discussão a respeito desta temática foi ampliada.  




A Equipe Diretiva explica que essa ação foi pensada em resposta a avaliações anteriores onde foi detectada a necessidade de que as discussões realizadas com as crianças chegassem de forma mais efetiva às famílias. 
Infelizmente, todos foram convidados, mas poucos compareceram. 
A Equipe agradece a participação das mães: Deusely, Cida, Francisca,Elza e da profissional Itelvina. Um pequeno grupo, que fez a diferença, discutindo a importância de se ensinar as crianças relações de igualdade.


A ALEGRIA DO NATAL JÁ CONTAGIOU NOSSAS CRIANÇAS

AS CRIANÇAS DO CMEI 13 DE MAIO FORAM CONVIDADAS PELAS CRIANÇAS E DIREÇÃO DO COLÉGIO MARIA JÚLIA A ANTECIPAREM A ALEGRIA DO NATAL.

Na terça-feira (19/11), nossas crianças participaram de um momento de convivência junto às crianças do Colégio Maria Júlia. A partir do projeto "Campanha Natal Feliz" deste colégio as crianças lancharam juntas e brincaram. O encontro foi encerrado com entrega de presentes às nossas crianças que ficaram muitos feliz. Vivenciamos um momento em que crianças compreenderam o sentido verdadeiro do "compartilhar" e fizeram outras crianças muito felizes.

Nosso muito obrigado! Às crianças, famílias e profissionais do Colégio Maria Júlia.






segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Consulta Pública do MEC


Segue abaixo links com artigos produzidos na consulta pública do MEC sobre diferentes temáticas que podem contribuir com a fundamentação teórica dos documentos produzidos pelas professoras, repertoriando as práticas desenvolvidas na instituição. 

O Currículo na Educação Infantil

Ação Pedagógica com Bebês

Brinquedos e Brincadeiras

Relação Crianças e Adultos

Saúde e Bem Estar das Crianças

Múltiplas Linguagens de Meninos e Meninas

Linguagem Escrita e o Direito à Educação

Criança e Conhecimento Matemático

Criança da Natureza

Educação no Campo

Avaliação e Transições na Educação Infantil


Conhecimento Matemático na Educação Infantil

Texto contribuição: As crianças e o conhecimento matemático: experiências de exploração e ampliação de conceitos e relações matemáticas - Priscila Monteiro. Consulta Pública realizada pelo MEC em Agosto de 2010.

Conhecimento Matemátio

quarta-feira, 6 de novembro de 2013