Conhecendo diferentes espaços da nossa cidade. DIREITO GARANTIDO


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Notícias do Jornal Tribuna do Planalto

O Jornal Tribuna do Planalto divulga um dos trabalhos desenvolvidos em nossa instituição. A visita ao MAG e piquenique no Bosque dos Buritis. Crianças, profissionais e famílias envolvidos na proposta avaliaram positivamente esta ação, principalmente na divulgações dos espaço públicos e gratuitos existentes em nossa cidade. 
Passeio na cidade
Passeios em museus, parques, cinemas, shoppings e teatros da cidade também integram a proposta de atividades coletivas na rede municipal de ensino. O Cmei 13 de Maio promoveu, no início do mês, para 50 crianças, suas famílias e comunidade do Parque In­dustrial João Braz, um passeio cultural à mostra “O Batismo Cultural e o Popular na Arte” no Museu de Arte de Goiâ­nia (MAG), seguido de um piquenique no Bosque dos Buritis.
A diretora do Cmei, Ro­milda Cândido, explica que as visitas integram o projeto “Somos diferentes, mas não desiguais”, desenvolvido pelo Cmei. “Dentro da proposta o foco é apresentar a diversidade cultural do município e promover intercâmbio da comunidade com os espaços visitados, com foco no resgate das tradições étnicas que contribuíram para a formação do povo brasileiro”, afirma.
Para Romilda, passeios assim são atividades que buscam reunir as crianças em torno de uma única ação, envolvendo também os pais. “Há toda uma preparação antes do passeio, as professoras explicam, mostram fotos, as crianças levam pra casa e o passeio torna-se a concretização do aprendizado, além de ser um momento de confraternização”, ressalta a diretora (L.M)


Mais notícias vocês encontram no endereço eletrônico: Saiba Mais

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Discutindo a Diversidade Cultural - Contribuições

A professora Hilda traz sua contribuição para nossas discussões na instituição e a riqueza cultural do nosso país.
E nos vemos diante das belezas de como os diferentes grupos étnicos se organizam para envolver as crianças nos processos culturais, ou seja, a partir das vivências as experiências se constituem. 

                                                                                                                                         Boa Experiência!




segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Crianças e Famílias relatam o passeio no MAG e Bosque dos Buritis


“Gostei de ver a instalação da artista Sheila Ortega com muitas coisas misturadas. Também gostei do piquenique e dos macaquinhos do bosque”.
Clara Vitória – 5 anos

“Foi muito legal, porque vi várias obras diferentes, gostei muito do vídeo da Elen. No Bosque dos Buritis gostei de ver as árvores bem cuidadas e do parquinho, brinquei muito.”
Amanda Vitória – 5 anos



“Quero agradecer muito a oportunidade de acompanhar meu afilhado Christopher na visita ao Museu de Arte de Goiânia. Entendo estas atividades como valiosas na formação das crianças que estão em uma fase de estímulos e de descobertas. É difícil medir o grau de aproveitamento imediato das crianças ao fim de uma experiência como essa, mas com certeza, ajuda a criar nelas e nos pais delas o hábito saudável da visita ao museu como uma atividade familiar e não somente acadêmica ou escolar, e incentivar a curiosidade e o gosto pela arte. 
Uma pena que em Goiânia nenhum espaço cultural funcione de fim de semana e as visitas a museus acabem tendo sempre aquele ranço de dever escolar visto que os pais não dispõem de tempo hábil durante a semana pra dar continuidade a esses passeios. Desta forma acho que essa experiência foi muito valiosa do ponto de vista cultural e de integração dos pais à vida cultural dos filhos. Agradeço imensamente pela oportunidade e espero que outras oportunidades possam existir”.

Ralf Thibes, padrinho de Lucas Christopher de Araújo – Agrupamento EF.

Convidado Especial Festa Setembrina


As novidades não param por aí, dentre nossos "achados" conhecemos o Gari e Artista Plástico Manoel Santos que gentilmente nos recebeu em seu ateliê. 
Foi uma manhã incrível principalmente por conhecermos sua história e da sua família. Seu filho Richard Santos registrou estes momentos.
No mês de setembro teremos nosso artista goianiense em nossa instituição desenvolvendo uma oficina com todas as crianças do CMEI 13 de Maio. 

**Abaixo encontra-se uma reportagem realizada com Manoel Santos e saibam um pouco mais do seu trabalho Aqui


Eleição Conselho Gestor

      Realizamos no dia 19 de Agosto a eleição dos novos membros do Conselho Gestor 13 de Maio, além de referendar os profissionais e famílias que continuam participando deste conselho. 
    Nosso encontro aconteceu às 7:00hs com a participação das profissionais, famílias e crianças que conheceram um pouco mais sobre as atribuições do Conselho Gestor, que além de contribuir com o gerenciamento dos recursos vindos dos governos: municipais e federais, também são convidados fazerem parte do cotidiano da instituição, participando principalmente na avaliação da Proposta Pedagógica, das discussões que envolvem o cotidiano da instituição. Um dos principais desafios é de fortalecer o Conselho e de realizarmos encontros mensais.

    Do Estatuto do Conselho Gestor destacamos seus fins:
Artigo 6º - O Conselho Gestor é um órgão representativo de toda a Comunidade Educacional do CMEI, tendo por objetivos:
I - Garantir a participação da comunidade no processo de decisão sobre as ações desenvolvidas no CMEI;
II - Participar da elaboração, do acompanhamento e da análise do Projeto Político Pedagógico do CMEI, a fim de garantir o atendimento dos anseios da comunidade, preservando sua identidade cultural;
III - Dialogar com a Secretaria Municipal de Educação/Fundo Municipal de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino com a comunidade, buscando para o bom andamento das atividades educacionais;
IV - Acompanhar e zelar pelo funcionamento do CMEI quanto ao cumprimento de seus deveres para com a educação;
V - Incentivar e participar das comemorações e demais acontecimentos cívicos e culturais;
VI - Conhecer, observar, divulgar e discutir as normas do Regimento Interno dos CMEI e quando for o caso, propor alterações e encaminhá-las à respectiva Unidade Regional de Educação e ao Departamento de Administração Educacional, para providências;
VII - Receber e administrar os recursos repassados pelo Governo Federal e Municipal, para a manutenção e o desenvolvimento do CMEI. 



As responsabilidades são muitas e as famílias do agrupamento "EI-B" aceitaram o desafio para fazerem parte da Diretoria, Conselho Fiscal e Suplência do Conselho Fiscal, parabéns: Juliana, Jardones, Liziane, Denis e Elizângela. 


CRIANÇAS, PROFISSIONAIS E FAMÍLIAS DO CMEI 13 DE MAIO VISITAM MAG E BOSQUE DOS BURITIS



O evento aconteceu no dia 16 de Agosto e atende as ações de nossa Proposta Pedagógica. A primeira a de propiciar às nossas crianças e famílias o conhecimento e contato com espaços culturais e de lazer de nossa cidade. A exposição visitada no MAG (Museu de Artes de Goiânia) “O Batismo Cultural e o Popular na Arte” vem ao encontro ao Projeto Institucional “Somos Diferentes, Mas não Desiguais!” que enfoca este ano “A Diversidade Étnica na Cidade de Goiânia e as Belezas da Mistura de Diferentes Culturas Construindo Relações de Paz”.
Também aconteceu a visita ao Bosque com piquenique e vivências no parquinho infantil, este encontro responde a proposta da instituição de manter uma programação relativa à natureza com as crianças e famílias.
Acreditamos no sucesso desta atividade coletiva, pois o processo de preparação das crianças para esse passeio e a postura delas durante a visita comprovam o quanto elas aprenderam. 


Romilda Cândido de Araújo Mendes
Dirigente do CMEI 13 de Maio
                                                       








quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Resultado de uma experiência significativa - Contribuições da Família

Relato da Thaismara, mãe da Ana Cecília, agrupamento CD. Independente de ser mãe e professora da instituição ela e nossas famílias têm clareza da importância de um trabalho intencional e cheio de significados.
Aguardamos novas contribuições.

"Voltando do CMEI com a Ana Cecília e ela logo vê uma árvore que foi aparada e suas folhas no chão...logo diz: Mamãe tá parecendo uma Arte Instalação...aaaaaaaaaaaai o ensino, a aprendizagem o desenvolvimento vai muitoo além...parabéns Equipe CMEI 13 DE MAIO".

As crianças participam da prévia à visita ao MAG e ao Bosque dos Buritis

As crianças do agrupamento B vivenciaram nos nossos encontros o passeio que será realizado. Todas estão na expectativa deste momento. Dois trabalhos foram organizados para expor o que foi trabalhado em relação ao museu e o Bosque dos Buriti . 




O agrupamento CD e famílias conheceram o conceito de instalação e montaram uma belíssima exposição para a apreciação de todos.
Instalação no agrupamento. As crianças foram a campo observar o Parque da Lagoa e recolheram materiais orgânicos no solo.


A turma EF os conhecimentos foram ampliados, conceitos como: museu, bosque, arte Naiif, instalação, obras de arte. Além deste trabalho as crianças vivenciaram na prática a montagem de uma instalação e participaram de um piquenique.


'

Projeto institucional "Somos Diferentes, mas não Desiguais" - Socializando ações do mês de Agosto



A Secretaria Municipal de Educação divulga o trabalho do CMEI 13 de Maio


CRIANÇAS DE CMEI VISITAM MUSEU DE ARTE DE GOIÂNIA E BOSQUE DOS BURITIS

"Ação integra o projeto “Somos diferentes, mas não desiguais” que busca destacar a diversidade cultural de Goiânia

Na próxima sexta-feira, 16, às 14h, cerca de 50 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) 13 de Maio visitam a mostra “O Batismo Cultural e o Popular na Arte” no Museu de Arte de Goiânia (MAG), localizado na Rua 1, nº 605, Setor Oeste. As famílias dos alunos – em grande parte moradores do Parque Industrial João Braz – também participam da atividade que terá como encerramento um piquenique no Bosque dos Buritis.

A ação integra o projeto “Somos diferentes, mas não desiguais”, desenvolvido pelo CMEI. Dentro da proposta o foco é apresentar a diversidade cultural do município e promover intercâmbio da comunidade com os espaços visitados, com foco no resgate das tradições étnicas que contribuíram para a formação do povo brasileiro.

De acordo com a professora e coordenadora do CMEI, Celma de Sousa, as crianças – que tem idade entre um e cinco anos - chegarão ao museu preparadas. “Anteriormente, realizamos um trabalho intencional. As crianças visualizaram as obras, apresentamos os artistas, as técnicas utilizadas e novos conceitos artísticos”, afirma. A exposição reúne obras de 17 artistas, com trabalhos de pintura, escultura e objetos.

Para a profissional da Educação, o passeio ao Bosque dos Buritis é uma forma de apresentar o parque e incentivar a “apropriação dos espaços naturais e o cuidado com a natureza”. O local possui mais de 124 mil m², sendo um dos mais antigos e tradicionais parques da Capital. A área verde possui rica vegetação e fauna silvestre, com estrutura equipada com parte infantil, pista de caminhada, mirante e estação de ginástica.

Outras atividades
No primeiro semestre, as crianças e familiares foram ao Parque Zoológico e Teatro Madre Esperança Garrido. Ainda este ano, estão previstos o “Abraço Negro” - em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego); Festa Setembrina e Caminhada pela Paz e Contra o Racismo".


Serviço
Assunto: Crianças de CMEI visitam MAG e Bosque dos Buritis
Data: 16/08
Horário: 14h
Local: Rua 1, nº 605, Setor Oeste - Museu de Arte de Goiânia
Contato: Assessoria de Comunicação da SME – 3524-5054

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Atribuições Conselho Gestor 13 de maio

Em entrevista ao Jornal Tribuna do Planalto, no mês de Junho, a dirigente Romilda Cândido discute sobre o Conselho Gestor, as dificuldades e conquista deste importante instrumento, principalmente em envolver as famílias a participarem de forma efetiva nas decisões do coletivo e não somente nas prestações de contas dos recursos vindos através dos programas federais.

Lembramos que também neste mês de agosto haverá eleições para novos componentes tendo em vista que algumas famílias deixarão a instituição ao final deste ano letivo.

Convidamos a todos para conhecerem as atribuições do Conselho e participarem conosco. A reunião será marcada para este mês de Agosto. Acompanhem nossos comunicados e chamamentos. 

Equipe Diretiva CMEI 13 de Maio

Protesto no CMEI

Famílias do CMEI 13 de Maio organizam protesto na instituição, espaço público e democrático. 



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Projeto de Trabalho com Bebês - Possibilidades



A convite do CMEI Jardim Primavera os trabalhos realizados com a turminha de berçário foram apresentados. Uma honra contribuir com a proposta de Educação Infantil no município de Goiânia.

Neste link é possível baixar os slides da proposta do projeto "Pequenos Clics..."

Saiba Mais


Declaração à Docência - Viva!

Pessoal trago o texto retirado da página do facebook do nosso professor auxiliar e pai de duas crianças na instituição: Vanderli Roque. Novamente agradeço as palavras de incentivo, principalmente por valorizar uma profissão tão nobre como a docência.

"Verdades da Profissão de Professor Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho. A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda....... (01/08/2013)"

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Dúvidas mais frequentes sobre Educação Infantil

O ministério da Educação disponibilizou um texto contribuindo com dúvidas sobre a Educação Infantil. Convido vocês para conhecerem o documento e contribuírem com as discussões principalmente sobre a realidade do nosso município. Conheçam e divulguem.

Link disponível no site: www.nepiec.com.br
Saiba Mais


Celma de Sousa
Professora Coordenadora

III Conferência da Democracia e Igualdade Racial

Está chegando o dia! 

Esta prevista nos dias 09 e 10/08 na Faculdade de Direito/UFG a Conferência Municipal. 

O CMEI 13 de Maio envia seus representantes: Celma, Hilda Maria, Gercélia e Vanderli, enquanto delegados terão sua participação garantida na votação do encontro. Convidamos todos para que participem também participem enquanto ouvintes e conhecedores da realidade racial do nosso município que precisa envolver a sociedade na mudança de práticas racistas e desumanas. 

O vídeo produzido pela SEPPIR (Secretaria Municipal de Políticas para Promoção de Igualdade Racial), encontra-se disponível no you tube com o seguinte título:  3ª Conferência da Igualdade Racial Goiânia. 

Socializem e discutam nos diferentes espaços, só assim poderemos mudar a realidade brasileira 
que excluí de forma velada as minorias



Socialização da Proposta Político Pedagógica - CMEI 13 de Maio

Dando continuidade ao que prevê o Plano de Ação de 2013 tendo como meta o envolvimento do coletivo de profissionais, famílias e crianças na escrita, execução e avaliação da PPP da instituição iniciamos no mês de junho a disponibilização do documento impresso ao grupo que foi convidado a conhecer a nossa proposta e registrar esta experiência.

Avaliamos positivamente esta ação e estaremos já na próxima semana enviar a Proposta para ser conhecida pelas famílias e profissionais. Outra ação desenvolvida foi de enviarmos para os e-mails das profissionais a cópia digitalizada para que possam recorrer ao documento para subsidiar o trabalho com a Educação Infantil e nosso grupo de crianças e sentirem-se convidadas para iniciarem o processo de reescrita do documento para o próximo ano. 

Destacamos a importância da participação do coletivo, famílias, crianças e principalmente o coletivo de profissionais na elaboração deste documento vivo e vivido de todas as formas no cotidiano da instituição que transpassa os muros da instituição.

Agradecemos aos participantes e convidamos que chegou a pouco para também fazerem parte da história do CMEI 13 de Maio. 


EQUIPE DE PARTICIPAÇÃO DA ELABORAÇÃO DA ESCRITA DA PPP:

Alessandra Vieira Vardasca
Andréia Krawczyk e Silva Melo
Celma de Sousa Andrade Fonseca
Cristiane Ribeiro Alves Otto
Daise Vieira dos Santos
Dayane Carvalho da Silva
Francisca Maria dos Santos
Hilda Maria de Alvarenga
Itelvina Rocha Nunes
Josefina Pereira da Silva
Larissa  Nicolau Silva
Lauzenir Rosa da Silva
Márcia Vitor Martins
Romilda Cândido de Araújo Mendes
Rosiane Carvalho da Silva Souza
Sarah Cristina Rocha
Sueli  Alexandre da Silva
Tatyane Castro Camargo
Thaismara Coelho Furtado da Silva
Vanderli Roque de Oliveira
Crianças e famílias do CMEI 13 de Maio

EQUIPE SISTEMATIZADORA :

Andréia Krawczyk e Silva Melo
Celma de Sousa Andrade Fonseca
Romilda Cândido de Araújo Mendes
Tatyane Castro Camargo


Equipe Diretiva CMEI 13 de Maio

Retorno II Semestre



Recebemos a Comunidade Escolar para darmos início ao segundo semestre de 2013 com a grata satisfação da participação das famílias e crianças que estavam saudosas deste espaço que é delas. Depois do café da manhã nos reunimos para alguns informes e combinados para iniciarmos o atendimento no dia 02/08.

Também socializamos com o grupo a atualização do nosso blog convidando os presentes para tornarem-se "seguidores" deste recurso, além de contribuírem na atualização do mesmo, trazendo textos de estudos, relatos de experiências, ou seja, tudo que possa contribuir com a socialização do trabalho realizado na instituição e com a Educação Infantil.

Depois deste encontro as profissionais se reuniram para o planejamento desta primeira quinzena, tendo com um dos trabalhos o passeio que realizaremos no dia 16/08 no período vespertino ao MAG (Museu de Artes de Goiânia) para participarmos das exposições: "O Batismo Cultural e o Popular na Arte" (acervo de obras do MAG), "Das Coisas que não se Movem, da artista Sheila Ortega e "Músculos" da artista Elen Gruber. 

Além da visitação ao Bosque dos Buritis quando nos apropriaremos deste espaço natural para socializarmos com as famílias este momento respondemos também ao que está previsto no Plano de Formação incluindo as famílias nas programações relativas à natureza. No decorrer da quinzena crianças, famílias e demais profissionais acompanharão de perto uma prévia do que será nosso evento. Não percam!



Equipe Diretiva CMEI 13 de Maio