Conhecendo diferentes espaços da nossa cidade. DIREITO GARANTIDO


sábado, 12 de janeiro de 2013

O BRINCAR REGISTRADO POR MEIO DA ARTE



EDUCAR É


FESTA DE DESFORMATURA

Entendam porque...
“Formatura”: “formar” é colocar na
fôrma, fechar. Um ser humano “formado”
é um ser humano fechado, emburrecido.
Educar é abrir. Educar é “desformar”.
Uma festa de “Desformatura”.

                                 Rubem Alves

Vídeo editado pela Professora Thaismara Coelho para homenagear as crianças "desformadas"


QUE BELEZURA DE CONVITE!

MOSTRA PEDAGÓGICA CULTURAL

A Professora Coordenadora Andréia Krawczky avalia que 2012 foi um ano de muitas conquistas. Parabeniza a professora Romilda pelo seu primeiro ano de gestão e agradece a toda equipe pelo envolvimento na efetivação das ações propostas para este ano. Terminou o ano convocando a todos, famílias e profissionais, para a Mostra Pedagógica Cultural, que realizou-se no dia 14/12 e para a “Festa de Desformatura” que ocorreu dia 18/12, das crianças da Turma F, que se despediram do CMEI, indo todas para a escola no ano de 2013.

FESTA SETEMBRINA

“Família 13 de Maio Abraçando a Primavera da Paz e a 

Cultura do Centro-Oste”

Esta foi a temática da festa que aconteceu no dia 21 de setembro de 2012 e lotou o quintal do CMEI. Foi uma festa pedida e idealizada pelas famílias. Teve a “Quadrilha da Paz” e apresentação das crianças sobre suas descobertas sobre os povos da região Centro-Oeste. O espaço ficou pequeno para tanta gente apaixonada por uma “Festança”. As comidas típicas preparadas com muito capricho, não deram nem para o cheiro. A equipe já compreendeu que para o próximo ano, não precisa ter medo não! É cuidar da iluminação e triplicar a alimentação! Na ocasião realizou-se o sorteio da rifa da bicicleta. A sortuda foi a mamãe da Ana Cláudia, do agrupamento BC. A equipe diretiva agradece o empenho das famílias e profissionais na venda das rifas. A tenda já foi instalada, ampliando o espaço coberto para as atividades das crianças.




VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS OPORTUNIZADAS NOS AGRUPAMENTOS


AGRUPAMENTO EI– BC - PROFESSORAS CELMA DE SOUSA, JACQUELINE MARIA E CHIRLEY 

             Ao agrupamento BC foram oportunizadas uma diversidade de vivências no decorrer do ano. Destacamos o Projeto de Trabalho “Barulhos da Cozinha”. Segundo a Professora Celma este possibilitou o trabalho com a linguagem das brincadeiras de faz-de-conta, as interações,  socializações e vivências significativas a partir da exploração de diferentes materiais encontrados na cozinha.
          “Nada é mais importante do que preservar as brincadeiras tradicionais que fazem parte do patrimônio imaterial da humanidade do que brincar, socializando as experiências”,  afirma a Professora Celma ao justificar às profissionais da instituição sob sua coordenação pedagógica, o recorte feito este ano no Projeto Institucional “Somos Diferentes, Mas não Desiguais!” que trabalhou com os povos da região Centro-Oeste e suas brincadeiras.
         A professora Jacqueline que trabalhou com a turminha no II Semestre , conta que trabalhou atividades diversificadas. Cita a  música e a literatura. Segundo ela, foi gratificante ver as crianças cantarolando e recontando histórias.

AGRUPAMENTO EI– DE -  PROFESSORAS ERLYENE, CRISTIANE, FABIANE,  ALESSANDRA E JOSIMARAH



A Professora Erlyene que chegou esse ano à instituição diz que foram muitas as aprendizagens e conquistas alcançadas por ela e pelas crianças. Dentre elas, destacou o trabalho com o Corpo que propiciou muitas aprendizagens e a chegada da boneca Lili, que fez passeios às casas das crianças. Outro projeto foi sobre as “minhocas” onde conheceram mais sobre este animal invertebrado, construíram um terrário, assistiram a documentários e receberam, no agrupamento, a visita de uma bióloga. O trabalho com os “Contos de Fadas” também foi fantástico. As crianças ouviram várias histórias e escolheram suas preferidas para representarem em pedaços de tecidos que se juntaram compondo um tapete mágico. Este se tornou meio de transporte para viagens à outras histórias. Esse é um pequeno recorte dos trabalhos desenvolvidos no período matutino. Realizaram também o trabalho com a horta, que nem dá para contar! A professora Erlyene convida aos interessados a descobrirem tim-tim-por –tim-tim do que aconteceu a conhecer os relatórios mensais da turma, segundo ela, verdadeiros trabalhos monográficos. Estes encontram –se disponíveis na instituição para eventuais socializações.

A professora do vespertino Cristiane, trabalhou com a turminha apenas no I Semestre e depois entrou de licença para receber e ficar com sua filhinha Débora. Mesmo em um só semestre, aprontou muito! As crianças se embrenharam pelo mundo dos super-heróis, descobrindo seus poderes e pontos fracos. Conhecerem alguns cantores de diferentes estilos musicais, dentre eles, a turminha gostou de cantar músicas do grupo Skank e de Elvis Presley. Aprenderam também a cantar a música “A Banda”, de Chico Buarque. 


No II Semestre, a Professora Fabiane chegou para acompanhar a turma, em sua primeira experiência com a Educação Infantil, sob a orientação da coordenação e direção ela continuou propiciando ricos momentos a turminha. Desenvolveu uma rica experiência com brinquedos tradicionais, alguns esquecidos e outros desconhecidos das crianças. E a partir da temática do Projeto Institucional propiciou reflexões profundas sobre o reconhecimento e a valorização de nossas diferenças, com vistas ao combate do racismo, em preparação para a Caminhada Pela Paz e Contra o Racismo. As profissionais dão as boas vindas a Rede Municipal de Educação a Professora Fabiane, ela passou no concurso e foi convocada no início de dezembro.

AGRUPAMENTO EI-F - PROFESSORAS LARISSA, THAISMARA, LILLYAN E ADEMILDE


No período matutino, coordenada pela Professora Larissa, essa turminha vivenciou muitas experiências. Começou pelas cantigas de roda e brincadeiras populares. Descobrindo sobre a importância de uma alimentação saudável e a função dos dentes. Puderam descobrir por meio da constatação de suas hipóteses “Como chegar ao Japão”. Se encantaram pelas brincadeiras propiciadas por meio das Músicas da Trupe Palavra Cantada e conheceram um pouquinho da cultura do Mato Grosso do Sul. Segundo a professora Larissa, foram tantas as descobertas que fica difícil descrevê-las.


A professora Lillyan, conta que seu ingresso na Turma F propiciou às crianças momentos de brincadeiras, aprendizados, descobertas, reflexões e de encantamentos. Ela afirma que por ser um “mundo” novo para ela, também participou e descobriu em todos os momentos que viveu junto as crianças.


               HORÁRIO INTERMEDIÁRIO (11:20min às 13h)

As professoras Thaismara Coelho e Ademilde continuaram desenvolvendo atividades com as crianças no horário intermediário. No II Semestre, esse horário foi dedicado aos ensaios para a apresentação cultural “Brincando com Maria Grampinho”. Segundo a Professora Thaismara, este trabalho oportunizou que as crianças conhecessem parlendas, quadrinhas e trovinhas,  além de brincadeira tradicionais e suas regras como Boca de Forno, Corre Cutia e Balança Caixão. Com a linguagem do teatro  as crianças aprenderam a trabalhar na educação de suas emoções, gestos, falas além de compreender as suas diversas possibilidades de encenação.











  

III CAMINHADA PELA PAZ E CONTRA O RACISMO


No dia 20 de novembro de 2012, realizou-se no CMEI 13 de Maio a “III Caminhada Pela Paz e Contra o Racismo”. Dia dedicado as discussões referentes à igualdade de direitos a todos, em especial, os afrodescendentes, Dia da Consciência Negra. Dia de lembrar Zumbi, o líder negro, símbolo da resistência à escravidão.
A caminhada e manifesto, ocorreu pelo terceiro ano consecutivo, é uma ação prevista no Projeto institucional “Somos Diferentes, mas não desiguais!”. Este vem sendo desenvolvido na instituição desde 2008 e tem como desafio despertar em nossas crianças e famílias o valor de suas etnias, valorizando a diversidade etnicorracial e cultural, bem como sensibilizar as pessoas, possibilitar a consciência coletiva para uma cultura de paz, de respeito as diferenças e de valorização da vida.
Acreditamos na importância da implementação destas ações educativas reconhecendo o papel da instituição de Educação Infantil enquanto espaço possibilitador do que o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicos Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, (junho,2009,) determina: Os espaços coletivos educacionais, nos primeiros anos de vida, são espaços privilegiados para promover a eliminação de qualquer forma de preconceito, racismo e discriminação...
O evento teve início às 8h da manhã com o café da manhã. Contamos com a presença das crianças e educadoras do CEI Serafim Rodrigues de Moraes Filho, representantes da EPAZ da SME, servidores da AMMA e Agentes do Programa Escola Sem Drogas da Polícia Civil.
Saímos em caminhada às 8:30 min até a Praça da Feira do Goiânia Viva ao lado do Terminal de ônibus, com faixas e informativos elaborados pelas crianças, acompanhados de um carro de som, viabilizado pelo SINTEGO, que nos acompanha neste projeto desde o início e por agentes da AMT que garantiram a segurança durante todo o percurso.
Para o manifesto encontramos na praça com outras instituições que abraçarem o nosso projeto: CMEI Goiânia Viva, Escola Municipal Dom Fernando e um grupo do Projeto Arte Educação do Núcleo Goiânia Viva. Foram momentos de extrema emoção, onde as crianças, adolescentes, e profissionais da educação socializaram uns com os outros como vem construindo a paz e a eliminação de preconceitos e racismo em nos espaços que convivem. Por meio de apresentações de músicas, roda de capoeira e percussão. 
A ação cumpriu com seus objetivos, levando uma mensagem de paz e respeito às diferenças, contando com uma adesão maior da comunidade e com apoio da SME que viabilizou a tenda, água e banheiros para que o evento ocorresse com tranquilidade.
Romilda Cândido de Araújo Mendes
                                                                                                                                                                                                          DIRIGENTE


SHOW PALAVRA CANTADA

No dia 24 de novembro a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, oportunizou a participação de nossas crianças e profissionais no Show Projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada, no Ginásio Goiânia Arena. Segundo, a dirigente Romilda Cândido foi um grande presente de Natal para todas as crianças. Uma oportunidade única de ver de perto e cantar junto com o grupo que canta as canções que trabalham no cotidiano da instituição. Eduardo Ferreira (5 anos) disse que achou bom e gostou mais quando eles cantaram a música “Pé com pé” porque ela é boa de cantar e de dançar.



Intercâmbio Cultural e Pedagógico

Intercâmbio Cultural e Pedagógico 
Conhecendo o CMEI Jardins do Cerrado VI

O intercâmbio entre o CMEI 13 de Maio e CMEI Ipê Amarelo foi planejado e viabilizado para que as crianças explorassem o espaço externo da instituição, haja vista que as crianças do CMEI 13 de Maio não conheciam o espaço do CMEI Jardins do Cerrado VI.  Ao chegarem a instituição elas foram recebidas nos corredores da instituição com instrumentos musicais tocados pelos anfitriões, crianças do CMEI Jardins do Cerrado VI, que gentilmente as conduziram para o espaço do refeitório organizado para o café da manhã, composto de quitutes, leite, sucos e frutas. Após o momento do café da manhã as crianças se dividiram e foram para diferentes espaços que se constituíram de Karaoquê, brincadeiras no parquinho, gincana. Após algum tempo envolvidas nessas brincadeiras, todas as crianças foram para o espaço do refeitório onde as crianças convidadas fizeram apresentações para as anfitriãs e vice versa. As crianças ainda se deliciaram com banho de mangueira conduzidos pelos apoios pedagógicos Jussara Leite e Patrícia Costa. No período vespertino foram montados brinquedos infláveis, cama elástica, piscina de bolinhas, carrinho de algodão doce, todos conseguidos sem custo algum paras as instituições, pelo pai de uma criança matriculada no CMEI Jardins do Cerrado VI. O mesmo esteve na instituição acompanhando a atividade que foi extremamente prazerosa para as crianças. Nesse momento foi servido sorvete a todas as crianças. Durante o tempo em que os brinquedos estiveram na instituição as professoras acompanharam as crianças para que todas tivessem acesso as brincadeiras. (Jussara Leite e Patrícia Costa - Apoios Pedagógicos da SME  - URE Jarbas Jayme)


Nossas Estrelas Brilharam no Palco do Centro de Convenções de Goiânia

                    Depois de passarem por uma seleção na primeira etapa do Festival de Arte-Educação da SME nas Mostras Regionais no mês de junho, as crianças do CMEI, no dia 29 de novembro, subiram ao palco do Centro de Convenções de Goiânia. Com desenvoltura apresentaram o espetáculo “Brincando com Maria Grampinho” sob a coordenação das Professoras Thaismara Coelho e Romilda Cândido e colaboração das profissionais do turno matutino.  As crianças brincaram no palco, fazendo uma viagem, recordando brincadeiras tradicionais, parlendas e trovinhas. O “Festival de Arte-Educação”, implantado este ano, foi um grande evento da SME na área artística e pedagógica. Crianças, famílias e profissionais se sentiram muito honradas com essa participação e consideraram esta oportunidade um grande prêmio.


Equipe Diretiva


No ano de 2012 destacamos a participação das crianças em grandes eventos: Apresentando no Centro de Convenções, conhecendo um CMEI com uma estrutura física bem diferente, participando do Show com Palavra Cantada no Goiânia Arena, festejando em pleno mês de setembro, caminhando e manifestando pela paz e contra o racismo. Apresentamos   ainda as atividades realizadas por agrupamento que na opinião das professoras merecem destaque.
                  Socializamos aqui um recorte da  ação pedagógica desenvolvida no  CMEI 13 de Maio durante o ano de 2012.
Equipe Diretiva

Andréia, Celma e Romilda